Nesta época de fim de ano aumentam (e muito!) as festas e confraternizações. E que bom que isso ocorra, pois temos mais é que comemorar mesmo e renovar nossos desejos, nossos planos e nossa esperança. Mas, muitas vezes ganhamos de forma bem rápida aqueles quilinhos que custamos a perder nos últimos meses. Então deixo aqui para vocês 6 dicas (“faça e não faça”) do Dr. Ary Sharma (médico canadense especialista em obesidade), recomendadas pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO).
Aproveite bem as dicas e aproveite bem as festas de fim de ano! Sem culpa e sem prejuízo!
Recomendações para festas de final de ano:
1) Não faça: Seguir regras estritas (como negar a si mesmo alimentos que você gosta muito).
Faça: Se permita comer aquilo que você gosta e que come somente nessa época. Porém, pegue quantidades pequenas e coma devagar – cientistas já demonstraram que o prazer é maior nas primeiras porções, e quantidades pequenas podem ser suficientes para matar a vontade.
2) Não faça: Render-se aos “sabotadores” – evite aceitar repetir o prato ou a sobremesa só para agradar o anfitrião – isso pode levar a um círculo vicioso, em que você come mais e mais.
Faça: Aprenda a dizer não. Respostas simples como: “Estava delicioso, mas estou satisfeito”, é, muitas vezes, suficiente.
3) Não faça: beliscar ao redor da mesa. É fácil comer muito se você fica próximo de uma mesa de buffet, principalmente se você chega com fome.
Faça: Planeje-se. Antes de ir para a festa, decida quantas entradas vai comer, se vai repetir o prato e a sobremesa. Se corre o risco de você chegar com muita fome, faça um lanche rico em proteína antes de sair.
4) Não faça: não se preocupar com as bebidas alcoólicas! Não significa que você não pode beber nada. Apenas lembre que bebidas alcoólicas e coquetéis (principalmente doces, com açúcar) podem aumentar muito as calorias do dia, sem dar saciedade. Além disso, quanto mais beber, maior a chance de exagerar no que come.
Faça: Se limite a um drink por hora e decida antecipadamente um limite. Um bom jeito de se controlar é evitar que sirvam enquanto o copo ainda não está vazio.
5) Não faça: esquecer-se dos perigos do escritório, do local de trabalho. Nessa época do ano é fácil perder-se em bolos, trufas, chocolates e etc, que podem facilmente aumentar seu consumo em 400 kcal por dia!
Faça: No mês de dezembro, mantenha um diário alimentar, para se planejar.
6) Não faça: Se esquecer dos exercícios. Muitas festas nos fazem achar que não temos tempo para nos exercitar.
Faça: Não tem tempo para 45-60 min? Sem problemas. Melhor fazer 15 minutos do que nada. Esse pouquinho já ajuda e aumenta a chance de você fazer escolhas melhores na festa.
Bora festar? Você merece, mas, com juízo! Grande abraço!
SIBO é a sigla para se referir ao Supercrescimento bacteriano do Intestino Delgado. (Smal Intestinal…
Muitas vezes você come um determinado alimento e apresenta sintomas chatos, como azia, queimação, excesso…