A esteatose hepática, ou gordura no fígado, tem se tornado um tema cada vez mais comentado e cada vez mais frequente em nosso dia a dia de gastroenterologista. Temos que entender que, se estamos cada vez mais obesos (cerca de 50% da população brasileira está acima do peso!), certamente isto nos trará consequências! E com o fígado não é diferente! Ele também sofre com o acúmulo de gordurinha. E o grande problema é que o fígado pode não tolerar a presença desta gordura em seu interior, e ele pode se inflamar, se machucar, e quase sempre em silêncio (sem sintomas). Ou seja, quem tem gordura no fígado, pode ter inflamação, hepatite pela gordura (a chamada esteato-hepatite). E se o fígado está sendo machucado, a longo prazo ele pode perder sua função, a temida cirrose! É isso mesmo, a hepatite por gordura pode, assim como a hepatite por álcool ou por vírus, levar o fígado a uma cirrose. Entendeu a importância disso? Muitas pessoas são portadoras de esteatose e da esteato-hepatite, mas podem não sentir nenhum sintoma, nada. Mas no futuro, podem ter um grande susto com uma notícia de um fígado bem comprometido.
Importante saber:
# A gordura no fígado não é exclusiva dos gordinhos. Ela também pode acontecer por outros fatores (obesidade, uso de bebida alcoólica, diabetes, alterações no colesterol e triglicérides, medicamentos e outros).
# Apesar de existirem outros medicamentos para o tratamento, o grande “remédio” para tratar este problema chama-se: PERDER PESO!
Cuide-se! Oriente-se! Fale com seu médico sobre isso!
SIBO é a sigla para se referir ao Supercrescimento bacteriano do Intestino Delgado. (Smal Intestinal…
Muitas vezes você come um determinado alimento e apresenta sintomas chatos, como azia, queimação, excesso…