Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira adulta têm sobrepeso (IMC de 25 a 29,9 kg/m2 com risco elevado de doenças associadas) ou obesidade (IMC maior do que 30 kg/m2 com risco muito elevado de doenças associadas). Isso significa que uma em cada duas pessoas tem potencial de ganhar qualidade e mesmo expectativa de vida ao perder alguns quilos.
E é neste contexto que surgiu o Balão Intragástrico dentro de programas de emagrecimento, um tratamento médico para promover o emagrecimento seguro e eficaz.
O Balão Intragástrico é um dispositivo de silicone flexível que tem como objetivo preencher um espaço no estômago do paciente e, assim, promover a sensação de saciedade e facilitar o processo de emagrecimento saudável. Ou seja, o balão auxilia o paciente a se sentir mais satisfeito comendo menos, já que parte do seu estômago estará preenchido por este balão. É justamente assim que o balão facilita o processo de emagrecimento saudável: provoca sensação de saciedade e consequentemente ajuda no controle da quantidade de alimento ingerido.
O Balão Intragástrico é registrado na ANVISA como tratamento médico para sobrepeso e obesidade de pessoas com IMC a partir de 27 kg/m2.
É muito importante salientar que o balão faz parte de um programa multidisciplinar que dura cerca de 6 meses, onde o implante do balão dentro do estômago é apenas um de quatro pilares principia: BALÃO + SEGUIMENTO COM NUTRICIONISTA + SEGUIMENTO COM PSICÓLOGO + ATIVIDADE FÍSICA.
Costumo colocar aos pacientes que nossa equipe arma todo o palco, nos mínimos detalhes, mas o artista principal é o paciente. O balão funciona muito bem, para o paciente que funciona bem!
De qualquer forma, trata-se de um tratamento médico e, por isso, você deve discutir sobre a colocação do balão com um profissional especialista.
SIBO é a sigla para se referir ao Supercrescimento bacteriano do Intestino Delgado. (Smal Intestinal…
Muitas vezes você come um determinado alimento e apresenta sintomas chatos, como azia, queimação, excesso…